Home Marketing e Vendas Telegram: Por que você precisa conhecer melhor?

Telegram: Por que você precisa conhecer melhor?

O aplicativo russo vem ganhando milhões de usuários desde 2013

Por Fernanda Carvalho
31 de agosto de 2020 | 5 min. de leitura
Atualizada em 23 de fevereiro de 2021

Telegram é um Aplicativo de mensagens, com foco em segurança e agilidade, ele é gratuito, assim como o Whatsapp. Completou 7 anos em Agosto de 2020 e atingiu a marca de mais de 400 milhões de usuários e é um dos 10 aplicativos mais baixados em todo o mundo. 

Já são mais de 400 milhões de usuários no Telegram em diversos países. – Foto: Lincoln/VVS Sistemas

1. Quais são as principais diferenças entre Telegram e WhatsApp?

  • Você pode enviar arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, etc)  de até 2GB cada no App russo. No Whatsapp, por outro lado, podem ser enviados arquivos de até 100 MB.
  • As mensagens no Telegram podem ser editadas após o envio, tanto no Chat, Grupo ou Canal.
  • O aplicativo pode ficar aberto no seu computador e você pode usá-lo normalmente, mesmo que o seu celular esteja desconectado à internet.
  • Todos arquivos ficam na nuvem do Telegram.
  • Fotos, vídeos e outros arquivos da nuvem não acessados durante um período de tempo, que você pode escolher entre 3 dias a 1 (um) mês, são removidos do seu celular automaticamente para economizar espaço em disco.
  • Mesmo assim, você poderá acessá-los novamente, pois eles permanecerão na nuvem do Telegram. Em nosso Canal, por exemplo, todos os vídeos e outras informações importantes não vão ocupar espaço no seu celular.
  • Acesse todos esses arquivos e mídias da nuvem do App  em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador. Todas as mensagens são sincronizadas, muito legal, né?
  • Outra coisa super legal também no Telegram, é que você pode apagar uma mensagem enviada e ninguém vai ficar sabendo que você a excluiu. Muito discreto, não é mesmo?
  • O App também deixa você sair de um Grupo ou Canal sem aparecer aquela notificação “você saiu do grupo”.

2. Grupos e Canais

Os Grupos são ideais para compartilhar coisas com amigos e familiares ou para a colaboração em pequenas equipes. Mesmo com a impressionante capacidade de prestar suporte a nada mais nada menos que 200 mil pessoas num só Grupo, isso mesmo, enquanto o Whatsapp trabalha com o limite de 256 pessoas. Incrível, né?

Além dessa opção, existem também os Canais, que podem ter uma quantidade ILIMITADA de inscritos.

3. Quais as principais funcionalidades dos Grupos?

  • Como criador do Grupo você controla se os novos inscritos terão acesso às mensagens anteriores ou não.
  • Você pode nomear administradores com privilégios granulares.
  • Você também pode fixar mensagens importantes no topo da tela para que todos os membros possam vê-las, incluindo aqueles que acabaram de entrar.
  • Novos inscritos podem ver todo o histórico de mensagens do Grupo ao se inscrever.

4. Quais as principais funcionalidades dos Canais?

  • Quando você publica em um canal, a mensagem é assinada com o nome e a foto do canal e não com o seu nome de usuário.
  • Novos inscritos podem ver todo o histórico de mensagens do Canal ao se inscrever.
  •  Cada mensagem tem um contador de visualizações, inclusive as de mensagens encaminhadas, esse contador é reiniciado a cada quatro dias.
  • Os inscritos ficam invisíveis, ou seja, só aparece o n° de usuários do Canal. Isso quer dizer que ninguém vai ver a listagem das pessoas que estão inscritas e tampouco ver os seus números de telefone.
  • E para quem tem um canal com mais de 1000 inscritos , agora pode visualizar estatísticas detalhadas sobre seu crescimento e o desempenho de suas postagens.  

5. Qual a diferença entre Canal Privado e Público?

O Canal Público, qualquer pessoa com o link pode se inscrever. Ele também poderá ser encontrado no campo “busca” do Telegram.

O Canal Privado só pode entrar quem você convidar, o Criador do Canal pode mandar convite para as 200 primeiras pessoas e depois só divulgar o link a quem desejar. Para que um n° restrito de pessoas entrem para o Canal Privado, divulgue o link apenas para quem você quiser que faça parte do Canal.

Se você divulgar publicamente o link do canal Privado, ele vai funcionar como “Público”, pois todos que terão acesso ao link poderão entrar na comunidade. Canal Privado não  aparece no resultado de busca do Telegram.

6. Agendamento de postagens

Ideal para as empresas que seguem um cronograma de postagens, o agendamento de mensagens ajuda na organização dos conteúdos a serem postados. Você pode programar os posts no Telegram desktop (aplicativo para computador) ou no celular.

Como fazer? Celular: depois da sua mensagem pronta para publicar, mantenha o botão “enviar” pressionado e clique na opção “Agendar mensagem”.

Desktop: para agendar, basta clicar no botão “enviar” com a tecla direita do mouse para aparecer a mesma opção de agendamento.

Como agendar mensagens no Telegram. Reprodução: Fernanda/VVS Sistemas

7.Quem criou o Telegram?

Foi criado pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, este último é responsável pela criação da maior rede social da Rússica: a VK, que é equivalente ao Facebook.

Pavel Durov, CEO e fundador do VK e o Telegram. Foto – Reprodução/Instagram

O Whatsapp é ainda mais mais popular entre os aplicativos de mensagens, mas o Telegram vem crescendo. No Brasil reforçou a presença nos smartphones: de 13% de usuários em janeiro de 2019, o número saltou para 27% este ano. Você pode ver a Pesquisa na íntegra da Panorama Mobile Time/Opinion Box clicando aqui.

E você, já usa o Telegram? Se inscreva em nosso Canal clicando aqui e fique por dentro das nossas novidades.

Via Telegram

POPULARES

Como vai funcionar o Pix para empresas?

O Pix começa a valer nesta segunda-feira, 16 de Novembro

Telegram: Por que você precisa conhecer melhor?

O que tem por trás do aplicativo de mensagens ainda pouco usado, mas em constante crescimento? Veja também nessa matéria algumas de suas funcionalidades e principais diferenças em relação ao Whatsapp.

Coronavírus: como ficam as Micro e Pequenas empresas em meio à crise

Com muitos estabelecimentos fechados e pessoas evitando sair de casa, as ruas estão vazias e os pequenos empreendedores já estão vendo o impacto disso na lucratividade.

NFC-e Minas Gerais: 9 perguntas e datas para a exigência da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A SEFAZ de Minas Gerais divulgou novos prazos para a obrigatoriedade do uso da NFC-e, a última data é dia 1º de Setembro de 2020. Todos os estabelecimentos precisam estar atendo para não correr riscos de serem penalizados.