Home Marketing e Vendas Como fidelizar clientes no varejo?

Como fidelizar clientes no varejo?

Existe algo melhor para o varejista do que ver a porta da sua loja cheia de clientes? Se eles entrarem para comprar, melhor ainda!

Porém, o mais importante para o seu negócio é que esse cliente volte a comprar na sua loja futuramente. Obviamente, para garantir que isso aconteça, trabalhar a fidelização é fundamental.Então como fidelizar clientes no varejo?

Então como fidelizar clientes no varejo?

Para clientes fiéis, o tratamento deve ser personalizado

Se determinados clientes representam mais de 50% do faturamento da sua loja, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Tendo isso como base, o recomendável é que você invista em ações de relacionamento exclusivas, como cupons de desconto, ou mesmo antecipar lançamentos e ofertas através do chat do Facebook ou do Whatsapp, por exemplo. O importante é que a ação seja conveniente para o cliente.

Ofereça mimos

Por incrível que pareça, eu já vi lojistas perderem grandes clientes por deixarem de oferecer alguns mimos de poucos reais após uma grande compra. Só para contar um exemplo, uma vez eu vi uma loja cobrar para fazer pequenos ajustes em um terno caríssimo de um cliente frequente.

Será que esse serviço não poderia ter sido oferecido de graça? Já do outro lado, certa vez eu vi o dono de uma padaria abater a conta de um cliente que havia esquecido a carteira em casa, ele sabia que no longo prazo esses poucos reais seriam insignificantes perto da receita que aquele cliente poderia continuar gerando.

Criar um programa de fidelidade é tão simples, rápido e barato, que muito me espanta como são poucos os lojistas que de fato possuem um.

Talvez por imaginarem que precisa ser algo complexo, como os disponibilizados pelas companhias áreas, mas não! Um simples cartão de compre 10 itens e leve o 11º de graça já resolve!

Ficou inspirado para colocar algumas dessas ideias em prática?

Então comece treinando sua equipe de vendas para um atendimento de excelência, pois não existe fidelidade sem uma equipe operacional treinada!

Pense nisso.

POPULARES

Como vai funcionar o Pix para empresas?

O Pix começa a valer nesta segunda-feira, 16 de Novembro

Telegram: Por que você precisa conhecer melhor?

O que tem por trás do aplicativo de mensagens ainda pouco usado, mas em constante crescimento? Veja também nessa matéria algumas de suas funcionalidades e principais diferenças em relação ao Whatsapp.

Coronavírus: como ficam as Micro e Pequenas empresas em meio à crise

Com muitos estabelecimentos fechados e pessoas evitando sair de casa, as ruas estão vazias e os pequenos empreendedores já estão vendo o impacto disso na lucratividade.

NFC-e Minas Gerais: 9 perguntas e datas para a exigência da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A SEFAZ de Minas Gerais divulgou novos prazos para a obrigatoriedade do uso da NFC-e, a última data é dia 1º de Setembro de 2020. Todos os estabelecimentos precisam estar atendo para não correr riscos de serem penalizados.